top of page

Formas de Acesso aos Cursos

O ingresso nos cursos aqui da FACULDADE BAHIANA DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FBE, ocorre mediante processo seletivo, que ficará sob responsabilidade de Comissão especificamente designada para este fim.

 

O processo seletivo compreende várias modalidades de ingresso, na forma da lei, disciplinam-se por edital próprio da Instituição em que constam as formas de ingresso, os cursos ofertados, as vagas disponíveis, prazos e formas de inscrição, dentre outras informações legais, na forma das legislações vigentes, bem como o disposto no Regimento Interno da Instituição.

Os processos seletivos estabelecem metodologias uniformes e tratamento idêntico para todos os candidatos, ressalvadas as condições relacionadas à acessibilidade, em todos os cursos oferecidos, nos termos aprovados pelo Conselho Superior, em consonância com a LDB, sendo as especificidades atendidas por um Núcleo específico.

A forma de acesso ao Curso, por processo seletivo, respeitado o número de vagas autorizadas para o Curso, na forma da lei, compreende as seguintes modalidades:

  • Processo Seletivo classificatório, com data estipulada pela IES, que se compõe de uma prova, que contempla os conteúdos das disciplinas cursadas no ensino médio e uma prova de redação, com caráter eliminatório. O Processo Seletivo é realizado pela própria IES com divulgação pública dos candidatos classificados. Esta modalidade compreende o processo seletivo que ocorre em uma única data definida pela IES, bem como em datas agendadas pelo estudante, respeitando-se o período destinado a esta forma de ingresso.

  • Processo seletivo que considera os pontos obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. A seleção considera o número de pontos obtidos nas questões de múltipla escolha e na redação, sendo esta também eliminatória, na relação candidato/vaga. A classificação considerará a somatória de pontos do obtidos no ENEM, constante em documento apresentado à IES, no momento da inscrição.

  • Processo Seletivo para Portador de Diploma de Curso Superior, em que a Instituição considera os saberes disciplinares, conforme apresentação de histórico da graduação já concluída. Esta forma de ingresso efetiva-se por meio de análise de currículo do candidato, tendo em vista a graduação pretendida e o número de vagas disponíveis.

Aqui na FBE, ainda são previstas as seguintes formas de ingresso:

  1. Remanejamento interno entre cursos da Instituição, para aluno regularmente matriculado em curso de graduação da IES e que solicitam, dentro dos prazos previstos, e na forma de Edital específico, o remanejamento para um outro curso ofertado;

  2. Aluno de outra Instituição de Ensino Superior, na forma de transferência regular;

  3. Transferência por lei, para funcionários públicos, civis ou militares e seus dependentes, independentemente de vaga e em qualquer época do ano, quando ocorrer transferência ou remoção por necessidade de serviço.

O candidato classificado em processo seletivo somente fará parte do corpo discente da FBE após efetivar sua matrícula, no prazo fixado e com a documentação requerida em Edital Próprio. É documento indispensável, dentre outros, à matrícula inicial o comprovante de conclusão do ensino médio ou equivalente, ou da educação superior, se for o caso.

bottom of page